terça-feira, 28 de agosto de 2012

" Pão Petrópolis"

Esse pão é uma verdadeira delícia de  Petrópolis, muito vendido em casas "chic de  chá"  no Rio de janeiro.  E a receita era trancada a sete chaves, até que deram a Ana Maria do mais você  e eu que não sou besta nem nada  já  faço a algum tempo. E é bem fácil, é só ter paciência de esperar fermentar e triplicar de tamanho. Fica maravilhoso mesmo.



Ingredientes:

4  e 1/2 xícaras de farinha de trigo  + 1 colher de sopa de fermento granulado ou  fresco
200 ml. de leite gordo (eu fiz 1 copo de agua quente c/ 3 colheres de leite em pó)
1/4 de xícara de açúcar  + 1 colherinha de (café) sal  + 3 colheres de manteiga
2 ovos em temperatura ambiente ( Um ovo é para pincelar )

Obs: 1-  Não esquente demais o leite, senão voce mata o fermento
 Eu costumo fazer ele no processador mesmo, ponho os líquidos, o fermento, açúcar,  a
 manteiga, 1 ovo e depois vou despejando a farinha por cima do pilão, bato bastante até
misturar bem, tiro do processador e ponho numa tijela  de tamanho grande, pois vai crescer,
passo filme para tampar e deixo uns 40 minutos, quando já fermentou um pouco, eu dou o formato desejado e coloco na forma que vai assar pincelo com uma gema e óleo, aí espero mais 1 h. e 30 minutos que cresce novamente e fica bem fofinho. Se não quiser não precisa pincelar, eu gosto.
 Depois desse tempo leve  ao forno pré aquecido por uns 25 a 30 minutos e se estiver dourado,  bem  cheiroso chamando a atenção dos vizinhos,já tá bom. Tire do forno e ponha sobre uma grelha para não ficar húmido. 

 Depois é só fatiar fazer um bom café e esquecer que farinha engorda!!      

                                                  Click  nas  imagens  e visualize melhor
 

10 comentários:

  1. Parece tan rico que lo del engorde habrá que pasarlo por alto.
    Fue un post muy divertido.
    Un besiño

    ResponderExcluir
  2. Nina esse é um pão que estou pra fazer faz tempo, desde o dia que vi na Ana Maria, vai passando os dias vou vendo nos blogs das amigas e acabo sempre esquecendo. Deve ser delicioso esse pão né? Vou ver se agora vendo aqui, me inspiro a fazer. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça amiga que é muito bom mesmo, fica mácio e bem fofo. beijinhos

      Excluir
  3. Oi Nina! vim aqui saborer desse pão maravilhos que só você sabe fazer. Esrá mesmo uma delícia! Bjuss uma linda noite.

    ResponderExcluir
  4. Este pão parece ser uma delícia. Ficou muito bonito

    ResponderExcluir
  5. É sim Sófia, faço ele pelo menos uma vez por semana. Beijinhos...

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!