quarta-feira, 12 de setembro de 2012

"Bolo de Carimã Puba"

Ah gente, eu não sei viver sem um bolinho pró café,  posso até ser mal compreendida e passar por gulosa. Se gostar do que é bom é ser gulosa;  tá aquí uma bem intitulada gulosa! Vim de um banco e os meus olhos cresceram quando passei defronte a feira e vi, vendendo (Carimã) fesquinha, ah... não deu outra, comprei logo a carimã e um coco seco, corri para casa prá fazer este bolinho aquí postado.


 
 
O bolinho ficou bem assado porque eu esqueci ele um pouco mais no forno, mas ainda assim ficou bom, e a prova é que não sobrou nada.
 


Ingredientes:

3 xícaras de massa de carimã + 1 coco seco  + 1 litro de água para bater o coco + 2 xícaras de açúcar + 2 colheres de (sopa) manteiga + 1 pitadinha de sal + 3 gemas de ovos (sem pele) e 1 clara só.

Descasque o coco e corte em pedaços ou passe no processador e depois bata no liquidificador com a água e passe numa peneira fina espremendo o bagaço pra retirar todo o leite e reserve.
Bata a gemas com a manteiga e a clara o açúcar e depois acrescente o sal, e o leite alternando com a massa de carimã, a massa fica bem  líquida mesmo ( só fica bom assim) e passe manteiga na forma e despeje e leve ao forno até dourar. É um tipo de bolo que demora  para assar, mas fica indescritível.

Obs: Eu costumo aquecer a água que vou bater o coco, para extrair todo o leite.



 

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu nem ligo de passar por gulosa quem resite a um bolinho desses com um cafézinho? Delícia rsrsrs.
    Abraços carinhosos e obrigado pela visita ao meu blog.
    Camila Marinho.

    ResponderExcluir
  3. Querida Nina: as coisas que vocês amigas brasileiras "inventam". Fiquei cheia de curiosidade pelo título da postagem,vejo este belo bolinho e não faço a mínima ideia do que seja carimã. Agora que me apetecia comer a foto,isto é outra história.
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina,
    vim conhecer seu blog, agradecer pela visita e por me seguir e encontrei essa maravilha de bolo. Deve ser delicioso e ainda aprendi o que é carima. Perfeito!
    Já estou te seguindo e te parabenizando por ter um blog tão bonito e cheio de gostosuras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. No se si será el mejor del mundo, pero tiene un aspecto delicioso, no tenía ni idea de lo que era "a carimâ" pero para aprender cosas nuevas, está claro que no hay nada mejor que l@s Bloger@s del mundo. Gracias Nina.
    Un besiño

    ResponderExcluir
  6. oi Nina,não conhecia carima mas deve ter ficado uma delicia esse bolo bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  7. huuuuuuuuum.... deu agua na boca... vou pedir pra minha mae fazer agr...kkkk... bjs ... parabens pelo blogger linndo!

    ResponderExcluir
  8. Amiga, depois de uma tapioca frustrada , ver um bolinho desse, é castigo e aí só me resta pedir a Deus uma viagem até Salvador, primeiro p/ me deliciar com o bolo e depois p/ aprender a fazer a tal da tapioca kkkkk

    Nina, a farinha que comprei já é pronta , é só colocar na frigideira e fazer, o problema é a prática , sai sempre muito grossa, acho que um dia eu consigo, só não sei quando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo pronta tem que molhar detro da tijela e depois escorrer a água, aí penerar e fazer as tapicas. Beiinhos amiga

      Excluir
  9. Ok amiga, vou tentar....
    Depois te conto, bjssss e obrigada

    ResponderExcluir
  10. Sabe Nina, eu também gosto de tudo, porém a maioria das coisas que como me faz mal, tenho estomago sensível e vivo estufada cheia de gases. apesar disso sou gorda. Esse bolo de puba é muito gostoso, o meu marido gosta muito, beijos minha querida e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Um hábito tipicamente brasileiro, sinto falta demais de um bom bolo com café a tarde na cozinha encantada da minha mãe. Lindo seu bolo, beijos =*

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!